quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Bem no centro de Belém

Entre tantos pontos turísticos em Belém (Portugal), é fácil notar o Mosteiro dos Jerônimos, imponente, com enormes portas, belos jardins e amplas calçadas que o rodeiam, que mantém o charme do bonde que até hoje circula pelas ruas próximas, que tem bem ao seu lado o Museu Nacional de Arqueologia, o Museu da Marinha, o planetário Calouste Gulbenkian. E dali basta andar alguns metros para chegar ao Centro Cultural Belém, ao Padrão dos Descobrimentos, à Torre de Belém, aos deliciosos pastéis, à residência oficial do Presidente da República e ao Museu dos Coches. 

Quando Vasco da Gama voltou da viagem à Índia, o rei D. Manuel I encomendou a construção do mosteiro, que começou em 1502. E é lá que o próprio Vasco está enterrado, juntamente com  D. Manuel I e sua mulher, D. Maria, outros monarcas (D. João III e D. Catarina, Dom Sebastião e Dom Henrique), além de Luís Vaz de Camões, Alexandre Herculano e Fernando Pessoa.

A decoração é cheia de símbolos da navegação e de esculturas de plantas e animais exóticos. Ah, e tem muito ouro do Brasil nos altares, brilho que se pode notar logo na entrada. É muito legal conhecer também o jardim interno, o claustro e o coro alto. Enfim, visitar o Mosteiro dos Jerônimos é passear pela história dos descobrimentos, que nos envolve.

 















Nenhum comentário:

Postar um comentário