segunda-feira, 29 de abril de 2013

O custo da liderança

A crise ministerial enfrentada por uma amiga querida me levou a procurar em minha pequena biblioteca algo que pudesse me ajudar também, pois comecei a ficar envolvido emocionalmente com aquela situação. Encontrei um livro antigo, de 1967 (editado no Brasil em 1985), que fala dos atributos que Deus valoriza na vida de homens e mulheres para exercerem liderança. Num dos capítulos de "Liderança espiritual", J. Oswald Sanders comenta sobre o alto preço pago por alguém que se dispõe a servir ao Senhor. E ele cita 7 situações que esta pessoa enfrentaria:

1 - auto-sacrifício - é a cota diária neste elevado custo, permitindo que a cruz de Cristo opere, gerando cicatrizes como marcas autênticas do discípulo fiel;

2 - solidão - há momentos em que o frio aumenta e crescem também as responsabilidades, quando o líder deve estar preparado para caminhar sozinho;

3 - cansaço - as exigências crescentes impostas ao líder drenam seus recursos nervosos e exaurem os físicos mais robustos;

4 - crítica - nenhum líder está isento, e sua humildade nunca será melhor vista do que pela maneira como aceita e reage a ela;

5 - rejeição - o líder que mantém altos padrões espirituais poderá, às vezes, ver-se acompanhando o mestre Jesus por este caminho;

6 - pressão e perplexidade - segundo Sanders, Deus trata o líder como se este fora um adulto maduro, deixando as coisas cada vez mais ao seu discernimento espiritual, dando cada vez menos evidências tangíveis e sensíveis de Sua direção, em relação aos tempos passados;

7 - custo para os outros - esposa, filhos, familiares e amigos são, na verdade, as pessoas amadas que muitas vezes têm de pagar o valor mais alto.

Portanto, só o próprio Deus - através do Seu Espírito - é quem pode capacitar um líder, animá-lo, levantá-lo, fortalecê-lo e fazer tudo o mais que é preciso para que ele consiga seguir em frente firme, sem desfalecer.

Não foi à toa que Jesus falou, em Mateus 11:28-30: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve".

Nenhum comentário:

Postar um comentário