terça-feira, 3 de julho de 2012

Uma família estável


Efésios 5:29 e 30: “Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo”.

Existem algumas razões pelas quais um casal deve estar ligado e sujeito ao corpo de Cristo para ter um casamento e uma família estáveis. Se não estamos bem relacionados com a igreja visível, dificilmente estaremos bem envolvidos com o Cristo invisível.
Um membro que está junto é parte do corpo. Isto lhe dá identidade e sentido de pertencer. Sem o corpo não é nada. Se uma mão está ligada ao corpo é linda, agradável, útil, mas fora do corpo é horrível. A mão tem identidade porque está ligada ao corpo, sabe a quem pertence.

Um membro ligado recebe nutrição. A vida de todo o corpo lhe nutre. Fora do corpo se corrompe, apodrece. Os Salmos 133 dizem que no corpo temos bênção e vida eterna.

No corpo há limites, não posso fazer o que quero. Estou sujeito, estou debaixo de controle, e isto salva meu casamento e minha família. Um casal que não vai à igreja, o que faz quando tem problemas? Quem ajuda o marido e a mulher? A quem se sujeita?

Um membro ligado ao corpo contribui para a edificação dos demais membros. Todos temos a necessidade de encontrar nosso lugar no corpo de Cristo e nos sentirmos úteis. Isto se alcança bem ligado ao corpo, pois aprofunda os laços de amizade e companheirismo, fortalece nosso casamento e nos dá sentido de família.

Na igreja há modelos para imitar. O exemplo de outras famílias nos ajudam para saber como viver a vida cristã no lar. Aprendemos mais pelo que vemos do que pelo que escutamos. A meta é ser como Jesus e a igreja é o marco de referência para nossos filhos. Quando mais ligados estamos à igreja, mas estarão os nossos filhos, e nesse marco eles encontrarão com quem se casar e formar famílias cristãs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário