quarta-feira, 6 de agosto de 2014

E o tempo passa...

Alguém me disse que estava preparando uma homenagem a uma pessoa que passou dos 80 anos de idade e eu brinquei: "Pensei que fosse para mim". A resposta foi que quando eu atingisse aquele incrível número seria a minha vez. "Obviamente não sei se chego lá, só Deus é quem sabe", retruquei. E, para não ficar por baixo, mandei mais uma frase: "O que eu quero é terminar bem, seja com que idade for".

Posso garantir que, embora tenha levado a conversa na brincadeira, já começo a ter esta preocupação com o fim. É uma conversa estranha mesmo... Por isso, resgatei da minha estante um livro que comecei a ler no ano de 2000 e agora, depois de 14 anos, consegui terminar: "Líderes em ação", de George Barna, editora United Press. Não que ele seja ruim ou de difícil compreensão, que mereça uma digestão tão prolongada. É que cada capítulo foi escrito por um autor diferente e vi que alguns passaram sem anotações. Um deles era "O ciclo de vida de um líder", de J. Robert Clinton e Richard W. Clinton.

Eles citam as características de uma pessoa que termina bem:
1. Mantém um relacionamento pessoa vibrante com Deus até o fim;
2. Mantém uma postura de aprendizagem e sabe valorizar os acontecimentos da vida;
3. Dá evidências de um caráter semelhante a Cristo através dos frutos do espírito em sua vida;
4. Vive a verdade de modo que suas convicções e as promessas de Deus se mostram reais;
5. Deixa atrás de si uma ou mais contribuições importantes - isto é, um legado duradouro;
6. Caminha com a crescente consciência de um senso de destino e vê parte, ou todo ele, cumprido.

Mas há barreiras para que isso aconteça:
A. Finanças - seu uso e abuso;
B. Poder - seu abuso;
C. Orgulho desordenado - que leva à queda;
D. Sexo - relacionamentos ilícitos;
E. Família - questões críticas;
F. Estagnação;
G. Ferimentos emocionais e psicológicos.

Então, para aumentar as chances de terminar bem, segundo os autores, é preciso observar:
- uma perspectiva ampla da vida ministerial;
- uma expectativa de renovação;
- a prática da disciplina;
- ter uma postura de aprendizagem;
- estar debaixo de cobertura espiritual e ter pessoas significativas ao seu lado.

Como diria Fiori Gigliotti, inesquecível narrador esportivo, que morreu aos 77 anos: "E o tempo passa..."

Um comentário: