terça-feira, 5 de julho de 2011

A ponte que só o Tejo tem

Logo que olhei para aquele ponte foi inevitável a comparação com a Golden Gate, em São Francisco, nos EUA. Ligando um lado ao outro do rio Tejo - Lisboa a Almada - está a Ponte 25 de Abril (antiga Ponte Salazar), imponente, uma referência de orientação. Ambas possuem a mesma arquitetura de ponte suspensa, e a mesma cor. O vão livre das duas pontes também é parecido: 1.012,88 metros para a 25 de Abril e 1.280 metros para a Golden Gate. A norte-americana é maior no comprimento final: 2.737 metros contra 2.277,64.

Como a Golden Gate foi construída em 1937 e a ponte portuguesa quase 30 anos mais tarde, em 1966, a segunda obviamente é considerada por muitos uma cópia da "original". No entanto, na 25 de Abril há também o transporte ferroviário, além do rodoviário, o que não ocorre na similar americana.

Enfim, só em Lisboa é possível observar o rio Tejo, palco de tantas batalhas, que penetra no continente com suas águas salgadas e, depois, com o passar dos quilômetros, vai perdendo sua influência até ser possível beber dele para matar a sede. Faça sol ou faça chuva, a Ponte 25 de Abril continua lá. E o Tejo está junto!




Nenhum comentário:

Postar um comentário