segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Lições de hospitalidade

Imagine uma casa onde a entrada é logo pela cozinha. Daquelas bem espaçosas, com todos os aparatos que uma boa cozinheira gostaria de ter. Na parede, um quadro pendurado: "Regra de ouro: Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam assim fazei-o vós também a eles - Mateus 7:12". Sobre as mesas, uma lembrancinha para cada membro da minha família. No balcão, frutas apetitosas, todas muito bem cortadinhas, inclusive a pera portuguesa, que eles plantam por ali mesmo. E ainda doces típicos da região.

Alguns passos para fora daquela cozinha e estamos em outra, desta vez no prédio anexo onde moram o casal que nos hospeda e a filha mais nova, porque a outra já está casada. Faz frio e a salamandra está acesa, com uma cheirosa sopa de peixe sobre ela, assim como a água, que será usada depois para o chá. Um pão com recheio salgado nos espera, para ser comido em conjunto.

Estes dois fatos ocorreram em dias diferentes, mas existem muitas outra lembranças que também mereciam ficar registradas. Exemplo de hospitalidade é o casal Manuel e Mimi. Eles moram no Livramento, perto de Mafra, em Portugal. Já tenho saudades dos mimos todos. O problema é que quando eles vêm ao Brasil, fica difícil retribuir. Por isso é que a gente sempre que pode volta para visitá-los, para aprender um pouco mais!















Nenhum comentário:

Postar um comentário