terça-feira, 13 de abril de 2010

Força aos "polacos"





A queda do avião que levava o presidente da Polônia, junto com sua comitiva, me remeteu prontamente à visita que fiz com minha família àquele país, em 2006. Fomos recebidos pelo amado casal Emil e Liuska e não consigo esquecer daqueles dias. Fiquei impressionado com aquele povo sofrido, com um país reconstruído e com o carinho dos nossos hospedeiros.
Sempre digo para minha esposa que gostaria muito de morar na Polônia, que tem uma localização privilegiada na Europa (eis aí o motivo de tanta cobiça por aquela terra), embora o frio e a língua sejam barreiras a serem transpostas. A minha identificação com os "polacos" (é assim que falam os portugueses) foi tamanha que conto os dias para retornar, mesmo sem ainda ter uma data marcada...
Lembro-me de cidades encantadoras como Elblag, Paslek, Marlbork (onde está o castelo acima, o maior da Europa), Marwica, Gdansk (terra de Lech Walesa), Varsóvia. Aos queridos Emil e Liuska (na primeira foto, de cima para baixo, com o mar Báltico ao fundo), meus sentimentos e apreço neste momento de dificuldade que passa a nação. Como em outras situações trágicas na história, esta há de ser superada pelos corajosos "polacos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário