sexta-feira, 10 de junho de 2011

Vida de mochileiro

No inverno de 1993, passei um mês com a mochila nas costas, viajando de trem, sozinho, para conhecer alguns países da Europa. O ponto de partida foi Londres, onde moravam Edy e Liliam, os primeiros missionários da Comunicação e Missão Cristã (CMC) no exterior. De lá fui para Escócia, Holanda, França, Itália, Suíça e Espanha. Na época, fiquei muito assustado ao chegar em Amsterdã e vou explicar a razão.

Embora fosse o início da tarde, como estávamos no inverno, desembarquei na estação ferroviária no escuro, com chuva. Ainda estudante, de Direito, fui procurar o Albergue da Juventude. Na primeira praça que cruzei, me ofereceram cocacína, heroína e maconha. Fiquei assustado e prossegui andando, dizendo que não queria. O rapaz insistiu, insistiu, até que seu companheiro pediu que parasse.

Entre os canais de Amsterdã, cheguei ao albergue, onde percebi que os atendentes, que pareciam formar um casal, se beijavam. Quando se viraram, eram dois homens... Lembrei do que tinha ouvido sobre a Holanda. Sem dinheiro para procurar um hotel, fiquei por lá mesmo. Um pouco mais tarde, ao sair do albergue para comer um lanche, caí justamente no bairro das boates de luz vermelha, onde ficam as prostitutas. Garanto que não fiz nada de errado.

No dia seguinte, que bom ver a luz do sol. A luz! Que saudade da luz! Foi hora de ver melhor os canais, andar de bicicleta, passar em frente ao museu do Van Gogh (sem entrar, para não gastar) e conhecer a antiga fábrica da cervejaria Heineken (aí sim, pagando o ingresso), o que dava direito a salgadinhos e cerveja no final do passeio.

Não fiquei mais do que um dia e meio em Amsterdã. Mas gostaria de voltar, agora acompanhado, para conhecer o que não deu tempo. Aliás, deixo uma dica: vida de mochileiro sozinho é complicada. Por isso é que Salomão escreveu, em Eclesiastes 4:9-12: "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade".





Nenhum comentário:

Postar um comentário