quarta-feira, 25 de maio de 2011

500 anos de evangelização

Na igreja matriz de Belmonte, cidade bem ao pé da Serra da Estrela, encontrei a faixa: "500 anos de evangelização no Brasil" (estive lá em 2006, portanto já são 505 anos). Sou, então, levado a pensar que a inspiração para as aventuras de Pedro Álvares Cabral, ilustre cidadão de Belmonte e descobridor do Brasil, pode ter sido a intenção de levar para outras terras o evangelho tal como ele aprendeu desde pequeno.

Não estou dizendo que concordo com o que foi anunciado, com o conteúdo das "boas novas", e nem com o método usado. Mas o texto que encontrei me obriga a concluir que esta "evangelização" atingiu grandes proporções, talvez a mesma do tamanho do Brasil. Basta ver que em cada cidade do País há um ou mais templos católicos, santos (como a Nossa Senhora da Esperança, que Cabral teria levado na viagem e que está hoje na igreja em Belmonte), etc.

Portanto, a motivação com que fazemos as coisas é algo que só mesmo Deus vê. Por isso é que o apóstolo Paulo orientou os trabalhadores (na época, os escravos), para que obedecessem aos seus patrões com temor e tremor, na sinceridade do coração, como a Cristo, "não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre" (Efésios 6:6-8).

Quando o rei Davi instruiu seu filho Salomão sobre a construção do templo, recomendou que ele conhecesse a Deus e o servisse de coração íntegro e alma voluntária. Logo em seguida explicou a razão: "Porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre (1 Crônicas 28:9)". No Salmos 44:21, Davi novamente volta a se manifestar sobre este assunto, referindo-se a Deus como "aquele que conhece os segredos dos corações".

Se a questão que envolve Pedro Álvares Cabral não pode ser respondida, devemos focar nas nossas motivações pessoais, nos nossos interesses, nas nossas intenções, em tudo que fazemos. Será que agradam a Deus?


Nenhum comentário:

Postar um comentário