domingo, 22 de maio de 2011

Uma serra 5 estrelas

A primeira vez que eu vi a neve foi em Edimburgo, na Escócia. Lembro que estava dentro de um supermercado e quando percebi aquela novidade para mim, saí correndo para o exterior e percebi que algumas pessoas ficaram me olhando. Em Portugal, logo no primeiro dia que chegamos ao País, em janeiro de 2006, nevou em Lisboa, o que não ocorria há 52 anos. Olha, fiquei um pouco assustado, ainda mais porque minha esposa escorregou numa escadaria perto de casa. Mas se quiser ver neve em Portugal basta ir à Serra da Estrela, o ponto mais alto do país (sem contar a topografia da ilha dos Açores, é claro), com 1.993 metros de altitude.

O lugar parece outro planeta, muito diferente do nosso cotidiano - ou pelo menos do meu. No cume, onde fica a torre, há neve em boa parte do ano. Quando ela começa a derreter, grandes cachoeiras descem pelas montanhas. Cidades como Covilhã, Seia, Gouveia, Manteigas, Guarda, Belmonte e Fundão, todas ao pé da serra, são preparadas para receber os turistas. E há algumas aldeias que parecem medievais. Já cheguei à conclusão de que a neve é boa para se ver, mas a coisa muda quando precisamos conviver com ela.

Posso dizer que o queijo da Serra da Estrela é o melhor de Portugal, tão cremoso que se come com colher. Uma coisa bárbara. E a serra também dá nome a um cão-pastor, que auxilia os pastores tradicionais no cuidado das ovelhas.

Com tempo fechado ou mesmo com sol, tomar um lanche em qualquer parada da serra é mesmo inesquecível. Presunto, pão, queijo da serra e algo bem quentinho para beber, ou que ajude a esquentar... Se Deus quiser, quem sabe faço mais uns piqueniques nas alturas!




























Nenhum comentário:

Postar um comentário