sexta-feira, 20 de maio de 2011

Uma vitrine à beira do Douro

Compartilhar algumas histórias e lembranças pessoais me faz muito bem, embora não seja possível medir a repercussão disso. Como não cultivo pretensões comerciais que possam me trazer qualquer tipo de vantagem, tenho a liberdade de deixar registrado meus simples pensamentos e opiniões.

Sei que Portugal passa por uma terrível crise financeira, mas isto não me impede de mostrar as belezas naturais que conheci no país e algumas obras impressionantes. Até porque o incentivo ao turismo pode ajudar os patrícios neste momento delicado. E como o time do Porto acabou de ser campeão da Copa da Uefa, ao vencer o Braga, por 1 a 0, vou me meter a mostrar algo da região norte.

Uma grande construção que salta aos olhos no Porto é o aeroporto Francisco Sá Carneiro, hoje o mais moderno do país (o terceiro em número de passageiros, atrás de Lisboa e Faro), uma vitrine de arquitetura em aço. Foi considerada a melhor obra portuguesa de estrutura metálica e o melhor do mundo na categoria aeroporto com até 5 milhões de passageiros.

Inaugurado em 1945, passou por várias obras até chegar ao modelo atual. As empresas de baixo custo, principalmente a Ryanair, trouxeram uma nova dinâmica ao aeroporto. Outra coisa muito legal é que o metrô do Porto, que em alguns pontos corre na superfície, vai até o aeroporto. Isto não ocorre em Lisboa.

É, mas o Porto também tem o rio Douro, com suas seis pontes, como a do Freixo e da Arrábida, que fazem ligações rodoviárias importantes para o país. A mais antiga, de ferro - hoje desativada -, é a Dona Maria Pia, arquitetada pelo engenheiro Gustav Eiffel, o mesmo da Torre Eiffel.

Ah, a cidade velha é encantadora, e olhar para os depósitos do vinho do Porto é tão saboroso quanto beber o próprio (exagero, é claro). Achei até uma vinícola "Fonseca", que é sobrenome de parte da minha família, do lado da minha mãe.

Para completar tem a Francesinha, um lanche com pão de forma, fartura de carnes (linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias, bife de vaca ou lombo de porco assado e fatiado) e muito queijo, derretido. Acompanha um molho delicioso de tomate, cerveja e piri-piri. São opcionais os ovos fritos e batata frita. Hum!




















Um comentário: