quarta-feira, 11 de maio de 2011

As grandes pedras e A PEDRA





  

Estas fotos parecem só de pedras (ou calhaus, como dizem os portugueses), mas o Cromeleque dos Almendres é o monumento megalítico mais importante de Portugal e de toda a Península Ibérica. Fica bem pertinho de Évora, no coração do Alentejo. Começou a ser construído no sexto milênio a.C. e os estudiosos calculam que a conclusão foi no terceiro milênio a.C. Alguns dos 95 monolíticos chegam a ter três metros de altura e estão bem conservados. É realmente impressionante ver o tamanho e o posicionamento destes blocos imensos.

Acredita-se que neste local o homem primitivo realizava rituais sagrados. E, além disso, as pedras indicavam a orientação nascente-poente, permitindo a observação precisa dos solstícios de verão e de inverno. Assim, eram determinadas a estações do ano, dado fundamental para uma comunidade de agricultores e pastores.

Ao caminhar por aquele espaço fiquei pensando em como foram talhados (se é que foram...) e movimentados aqueles monolíticos. O monte dos Almendres permite uma vista fantástica, com um profundo olhar para a história da humanidade.

A Bíblia fala da pedra que foi rejeitada pelos homens, mas que para Deus é preciosíssima. E se mantivermos nossos olhos nesta pedra, que é Jesus Cristo, tudo na nossa vida será diferente: "Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, a pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular, e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos" (1 Pedro 2:4-8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário