sábado, 18 de fevereiro de 2012

O santuário na visão de Paulo

A Basílica de São Paulo Fora dos Muros é a segunda maior de Roma e acredita-se que o corpo do apóstolo Paulo esteja enterrado ali. Impressiona a fachada, que mais parece um painel dourado. No dia em que a visitei, havia um coral gregoriano se apresentando. Com uma acústica excelente, aquele som ecoava por toda a extensão do prédio.


Fiquei pensando em quando o apóstolo chegou à Grécia: "Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos; porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas" (Atos 17:22 e 24).

Em Portugal, é também impressionante a nova basílica construída em Fátima. Uma construção circular, sem pilares no interior, com 125 metros de diâmetro, 15 metros de altura e com 12 portas laterais, cada uma dedidaca a um apóstolo.




Segundo Paulo, os que creem em Cristo são a igreja, o templo de Deus. Não é questão de prédios, de construções enormes, mas algo ocorre dentro de nós quando recebemos a Jesus como nosso Senhor e Salvador. É isso que o apóstolo Paulo, afirma aos Coríntios, orientando-os a cuidar do próprio corpo: "Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo" (1 Corínitos 6:19 e 20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário