quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sede? Nunca mais!

"Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água” (Salmos 63:1).

Assim como a água é essencial para a vida física, assim também a presença de Deus é essencial para nossa vida espiritual. Deus nos criou com uma necessidade que só Ele pode satisfazer. A pessoa sem Cristo tem a alma vazia e começa uma corrida desvairada atrás de algo que possa preencher esse vazio: dinheiro, sexo, poder, entretenimento. Uma frase de Agostinho mostra bem isso: “Tu nos fizeste para ti mesmo e nossos corações vivem inquietos enquanto não acharem repouso em Ti”.

Todo homem tem um vácuo que é o tamanho de Deus, isso quer dizer que só Ele pode preenchê-lo. Precisamos nos conscientizar da nossa real necessidade. Possuidores da imagem de Deus e criados para gozar de comunhão com Deus e desfrutar de tudo que ele fez, temos “sede” disso, desejando recuperar o que perdemos com a queda. Mas como raça humana decaída, que afirma sua intenção de encontrar vida à parte de Deus, criamos estratégias inúteis, tentando encontrar a satisfação desejada.
Todos ansiamos por um tipo de relacionamento e um nível de atuação que nenhum ser humano pode nos proporcionar. Por natureza, desejamos o amor infinito de um Ser que não nos pede nada em troca. Somente Deus pode dar-nos aquilo que nossa alma mais deseja. E nos momentos em que a dor é mais intensa, não há nada que nos satisfaça. Sentimos a vida como que a escapar-nos entre os dedos. Sem esse Alguém que nos ama, e sem uma atividade realmente importante, a vida se tornar uma experiência indescritivelmente dolorosa, que só desejamos evitar, distorcer ou negar.
Para que Deus enviou seu filho ao mundo? “Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (João 3:17).
Que Jesus fez por nossos pecados? “No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29).
Só Jesus pode nos salvar? “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12).
Que palavra tem o mesmo significado de crer? “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome” (João 1:12).
Aqueles que não buscam em Cristo a satisfação interior experimentam um sofrimento de alma que incessantemente os impulsionam a buscar um alívio imediato. Quando não gozamos de um relacionamento profundo com Deus, os prazeres físicos (sexo e comida) e os intelectuais (a fama ou a posse do poder) constituem uma imitação da verdadeira vida.

Mas o que se encontra com Cristo, é saciado: “Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede, para sempre” (João 4:14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário