terça-feira, 15 de maio de 2012

O segredo para ter força

"Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus" (1 Coríntios 1:18).

A palavra da cruz não é uma mensagem sobre a crucificação, sobre a morte de Cristo, mas  todo o ensino de Jesus, toda a palavra de Deus. Porque a cruz está presente em tudo que Ele ensinou. Está presente tacitamente, está implícito, no discipulado, no arrependimento, no batismo, na oração, na Ceia do Senhor, no amor, na sujeição, na obediência, no perdão, no pagamento de impostos, na santidade, em ações de graças.

Jesus foi obediente até a morte, e morte de cruz. Ele claramente ensina que o que quer ser discípulo tem que tomar sua cruz. É uma condição para segui-Lo. Mais que condição, é uma qualidade necessária. Tomar a cruz significa estar sempre pronto para morrer em qualquer lugar e circunstância.

A cruz significa morte. Cruz é humilhação e obediência até a morte. Morte à minha vontade, morte ao meu eu. A cruz serve para matar, não para adornar os templos ou com crucifixos nossos peitos ou a cabeceira da cama. É um incrível instrumento de tortura. E quando Cristo fala, diz que precisamos estar dispostos a morrer, a negarmos nossa vontade, senão não podemos seguir-Lhe.

A cruz não é só onde se alcança salvação, mas onde temos de lidar com nossas tendências carnais. Paulo, que já estava salvo, disse que tomava sua cruz a cada dia. Em outras palavras: “Quero um compromisso sério, não ando só atrás de bençãos”.

É preciso um andar diário, a mortificação. Quando tomo minha cruz, mortifico meu “eu”. A cruz, carrego a cada dia. A cruz é fraqueza, permite levar a morte, para que você não reaja. Aí, somos fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário