quinta-feira, 3 de maio de 2012

A vida sem vácuo

Fui ao médico para tratar de uma coisa e saí de lá com receita para outra. E quando fui à farmácia para que me fosse aplicada a injeção e para comprar os remédios, quase caí de costas com o preço. Enfim, passado o susto, agora é só tomar os medicamentos com muita disciplina e aguardar que eles façam o efeito desejado. Assim é o processo de um tratamento de saúde, que começa pela identificação da doença.

Muitas vezes não sabemos bem o que temos e vamos à procura de uma solução para algo a ser identificado. Vira uma verdadeira confusão, e pulamos de médico em médico, com opiniões variadas. Uma amiga que vive em Portugal precisou passar por vários "doutores" até descobrirem o que ela tinha. Um deles chegou a ficar bravo porque os remédios não a curaram. Mas que culpa ela teve se foi o próprio médico quem indicou aqueles?

Uso esta questão da saúde para falar de algo ainda mais importante, que é a nossa busca pelo que é divino, sobrenatural. Como a água é essencial para nossa vida física, assim também a presença de Deus é essencial para nossa vida espiritual. Por isso o salmista disse: "Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água" (Salmos 63:1); "Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?" (Salmos 42:1 e 2)".

A pessoa sem Deus começa uma corrida desvairada atrás de algo que possa preencher esse vazio: dinheiro, sexo, poder, entretenimento. Uma frase de Agostinho mostra bem isso: “Tu nos fizeste para ti mesmo e nossos corações vivem inquietos enquanto não acharem repouso em Ti”. Todo homem tem um vácuo que é do tamanho dEle, isso quer dizer que só Ele pode preenchê-lo.

O homem foi criado com a necessidade de se relacionar com um Ser amoroso e firmemente forte, que lhe atribui certas tarefas e o capacita para realizá-las. Sem esse relacionamento, a vida humana é horrivelmente vazia. E nada – nem amigos, nem emoções, nem prazeres, nem uma profissão prestigiosa – pode preencher, a não ser um determinado relacionamento que, por natureza, precisamos ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário