quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mudança de valores

Assisti a uma palestra sobre criação de filhos que confirmou um dos meus pensamentos a respeito da vida universitária, uma das fases mais complicadas para o jovem cristão. Foi neste período que eu, por exemplo, sofri os maiores questionamentos quanto aos valores que tinha recebido até então. Isso há mais de 20 anos. Imagine agora então, onde a pressão quanto ao vestibular é crescente e as escolhas profissionais são cada vez mais baseadas no mercado, e não em Deus.

Ouvi um dado muito interessante, de que a evasão universitária no estado de São Paulo subiu de 18% em 2000 para 27% em 2009. Significa que quase um terço dos estudantes não concluiu o curso que terminou, pelos mais diferentes motivos, que vão desde financeiros até a falta de identificação com a profissão escolhida. Aliás, quem consegue definir com tanta precisão sua vocação aos 16, 17 anos de idade?

A sociedade hoje valoriza mais o estudo e menos o trabalho, e também ocorreram mudanças bruscas de valores, que envolvem o papel da esposa, importância da família, erotização precoce. Até que ponto vale a pena ter filhos super bem-sucedidos, mas que se distanciaram dos valores que ensinamos a eles? Tão reconhecidos socialmente, profissionalmente, e frios no relacionamento com Deus? Ricos, com carros novos, muitas casas, mas que abandonaram sua fé em Cristo?

Talvez seja bom o jovem esperar um pouco antes de entrar na universidade, para amadurecer, ter convicção nas suas escolhas, não ser refém do pensamento vigente. Isto se a vocação exige mesmo um aperfeiçoamento através de um curso superior.

Nunca é demais lembrar do que Jesus falou: "Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma? Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos" (Marcos 8:35-38).

Nenhum comentário:

Postar um comentário