quarta-feira, 25 de abril de 2012

Além do nosso esforço

Ter maturidade para ultrapassar as próprias frustrações em orar é mesmo um desafio para o cristão. Muitas vezes nos concentramos mais nas dificuldades nessa área do que em experimentar as possibilidades que a oração contém.

Para desenvolver a nossa vida interior, precisamos entender que embora não tenhamos muito esclarecimento da razão pela qual algumas orações não são respondidas, Deus tem provado ser Aquele em que se pode confiar.

Além disso, ainda que respostas demoradas pareçam desnecessárias ou crueis, Ele conhece o amanhã da mesma maneira que conhece o ontem e o hoje.

É claro que todos gostaríamos de orar mais, mas parar de orar por não ter orado o suficiente na semana passada ou no mês passado não nos fará chegar mais perto de Deus.

No livro "Despertando para um grande ministério", de H. B. London Jr. e Neil B. Wiseman, da editora Mundo Cristão, os autores avaliam que "longe de serem formulas mágicas, as orações são respondidas quando Deus nos delega uma tarefa que não poderemos executar senão com a ajuda divina; Deus responde as orações ao nos capacitar com o poder depois de termos feito o melhor de nós".

Precisamos tomar cuidado com as orações que só pedem milagres sem disposição a nenhum esforço ou contrapartida. Não podemos confundir a graça de Deus com acomodação. Então, se pedimos paciência, seremos testados; se oramos por paz, teremos que acertar situações pendentes; se generosidade, talvez tenhamos que contribuir como jamais fizemos antes.

Seguem cinco orações rápidas que irão requerer mais do que os meus melhores esforços, e quem sabe do seu também:
- Sonda-me.
- Quebranta-me.
- Alonga-me.
- Lidera-me.
- Usa-me.

Nenhum comentário:

Postar um comentário