quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ponto de resistência

Se tem um lugar que não é nosso, está aí a posição que queremos ocupar. Realmente a nossa natureza leva-nos para onde reina a sedução, o egoísmo, a hipocrisia. E, em geral, essa cobiça nos afasta de Deus, pois gera um orgulho que o salmista Davi conseguiu prevenir em palavras: "O SENHOR é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe" (Salmos 138:6).

Precisamos de quebrantamento, para que saibamos definitivamente quem está no comando das coisas. Assim, quando pedimos algo a Deus, temos fé que receberemos. E vamos aprendendo que o nosso querer fica em segundo plano: "E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve" (1 João 5:14).

A Bíblia deixa claro que Deus não somente conhece os soberbos, mas também impede que estes se aproximem, para qualquer tipo de relacionamento: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graças aos humildes" (Tiago 4:6). Resistir é o mesmo que não ceder, colocar força contrária, segurar, como se pusesse as mãos no peito. E quem é mais poderoso que Ele?

Por isso é que o próprio Jesus, no sermão do monte, falou na primeira bem-aventurança: "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5:3). As bem-aventuranças, na verdade, são um espelho do que é Cristo e do que nós devemos buscar para a nossa felicidade. O humilde, o pobre de espírito, é o que depende de Deus, que sabe que não pode andar sozinho, que busca ajuda no Senhor, que entende também a vida comunitária e se empenha para viver em harmonia com os outros.

Humildes ou soberbos? A escolha que nos fará felizes, ou não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário