sábado, 14 de abril de 2012

Um estilo que custa caro

Resumir o significado bíblico do discipulado cristão como um estilo de vida não é uma tarefa fácil, mas podemos destacar alguns pontos básicos:

1. RESPONDE AO PROPÓSITO DE DEUS NA VIDA DE ALGUÉM
É mais que um desejo humano ou uma alternativa entre várias. É o caminho que o Senhor determinou para os que o amam e querem ser como Ele.

2. É UM COMPROMISSO DEFINITIVO E EXCLUSIVO COM CRISTO
Implica no abandono dos interesses e planos próprios, é a decisão de segui-Lo até as últimas consequências. Não se trata de um “salva-vidas” que nos permite seguir o caminho próprio, mas a decisão de unir-se com Cristo de forma definitiva e por toda a eternidade.

3. É UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO DA VIDA
Decidir seguir a Cristo é iniciar uma carreira que levará o resto da vida, pois o propósito de Deus é conformar-nos à imagem de Cristo. Estaremos sempre sujeitos aos ajustes e correções que ao Espírito Santo agrada aplicar às nossas vidas. Nesta escola se aprende sempre. Por isso, Cristo disse que o que quer ser o primeiro, deve ser o servo de todos.

4. IMPLICA NUMA RELAÇÃO DE CONJUNTO, UM TRABALHO EM EQUIPE
Ninguém se aperfeiçoa sozinho. Deus realiza Sua vontade em nós ao lado de outros discípulos, que são modelos para nós. Na interrelação, na ação complementar, todos aprendemos melhor a vontade de Deus. Chegamos juntos, ou não chegamos.

5. A BASE DO DISCIPULADO É UMA RELAÇÃO ÍNTIMA E CRESCENTE COM CRISTO
Se esta relação se perde ou se enfraquece, o discipulado perde seu valor e encanto ao converter-se em uma metodologia rígida, insossa, sem vida nem graça.

6. O INSTRUMENTO DIVINO QUE FORMA O DISCÍPULO E REGE SUA VIDA É A PALAVRA DE DEUS
O magistério divino se exerce pela Palavra. Portanto, o discípulo procura conhecer, viver e pregar a Palavra de Deus com reverência, com graça e com unção.

7. A RAZÃO DE VIVER DO DISCÍPULO CRISTÃO É O CUMPRIMENTO DA VONTADE DE CRISTO
Isso constitui seu sentido de missão, sua paixão, sua realização. Não tem uma agenda secreta. Vive em paz consigo mesmo e com sua vocação: é servo de Cristo. A vontade dele é seu prazer.

8. TEM A AUTORIDADE DO REI DO UNIVERSO PARA FAZER TUDO O QUE DEUS LHE ORDENA
Portanto, todas as dificuldades, todos os inimigos constituem novas oportunidades para conhecer melhor o poder e o amor de seu Senhor. Como não lhe regem uma vontade ou estratégias próprias, está à expectativa da direcção, da provisão e da bondade de seu rei. Toda perda é temporária, a vitória é segura e definitiva. Gozará da companhia de Jesus eternamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário