quarta-feira, 18 de abril de 2012

Tudo a seu tempo

Tive a grande ideia de mudar o meu visual. Escolhi um barbeiro onde nunca tinha ido e pedi um corte de cabelo diferente, bem curtinho do lado e um pouco maior atrás. Depois da obra prima, chegaram a perguntar se eu estava aderindo ao estilo moicano. E outra novidade é que decidi deixar a barba crescer, para mostrar um pouco mais de seriedade, algo bem marcante. Mas percebi que não deu certo.

O cabelo já cresceu e as diferenças de altura em alguns pontos sumiram. E quanto à barba, começaram a aparecer inúmeros fios brancos, tantos que comecei a ficar com cara de cansado e de uma pessoa bem mais velha do que realmente sou. Nada contra os de barba, ainda mais branca, mas para mim não funcionou. Pensei que a cor acompanharia a dos meus cabelos, castanhos. Enfim, tive que repensar a estratégia.

O interessante é que ouvi comentários de todos os tipos, em pouco mais de duas semanas com o novo visual. Alguns gostaram, elogiaram, outros pediram para voltar ao "normal". Minha esposa foi uma dessas pessoas. Não foram as manifestações - elas sempre existirão - que me influenciaram, mas o fato de não me adaptar à brusca aceleração da idade. Precisa ser algo mais suave, para eu também ir me acostumado, pois sei que a tendência é não só a barba, mas os cabelos também ficarem da mesma cor, mas tudo a seu tempo.

Com todo esse estresse, lembrei-me de alguém que nunca muda, é reto, não se empolga e nem desanima com as situações: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança" (Tiago 1:17). Ou como disse Salomão: "Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim. Sei que nada há melhor para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada; e também que é dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho. Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele" (Eclesiastes 3:11-14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário