domingo, 8 de abril de 2012

Uma super vitória!

O dia é especial. A reunião começa às 6h30. Pelas 5 da manhã já tem alguém molhando a estrada de cascalho até o estacionamento. É para evitar a poeira. O movimento de carros começa e os motoristas são orientados a estacionar no antigo campo de futebol, ainda gramado. Há quem prefira as árvores, já pensando na sombra.

O sol está para nascer quando o motorista de uma van, com 16 lugares, chega apressado. Logo atrás esta o ônibus da CMC, com os irmãos que moram nos bairros da cidade e frequentam as congregações. Ainda dá tempo de ir ao banheiro, dar mais uma lavada no rosto para acordar.

O salão, com capacidade para 2.000 pessoas, vai ficar cheio e talvez as cadeiras não sejam suficientes. Mas há espaço para todos, mesmo com alguns em pé. Após a reunião, será servido um café da manhã.

As mesas estão prontas. Formam uma fileira, com bandejas de bolos caseiros, cestas de pães também feitos em casa, frios. Margarina, manteiga, requeijão, geleias, normal e light. E tem ainda muitas frutas, a perder de vista: mamão, melão, banana, melancia. No fundo do salão, um balcão com sucos, leite, café e chocolate.

O culto de Páscoa celebra a morte e da ressurreição de Cristo. As músicas, danças, teatro e mensagem emocionam o público. Quando o dirigente fala, anuncia a ressurreição, os rojões estouram no campo, movimentando o ar, fazendo balançar as folhas da árvores. As palmas, gritos e saltos se juntam aos estouros, quase fazendo tremer o chão. Os animais na chácara ficam alvoroçados com o barulho.

Há 18 anos, na comunidade cristã que frequento, a Páscoa é assim. Levantar cedo, com alegria, para comemorar a vitória de Jesus sobre a morte. E os que comparecem se juntam mais ainda no final, para tirar aquela fotografia histórica, que vai se juntar a outras.

Depois, é só uma questão de tempo para a comida acabar. Dentro de uma certa ordem, é possível sair de barriga cheia. Os que ficam conversando no final da reunião sempre prometem que no próximo ano serão mais rápidos, para poderem experimentar sabores diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário