quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Diálogo com um missionário

A sede dos países latino-americanos por fazer missões, por cumprir a ordem de Jesus, tem inspirado igrejas e líderes em todo o mundo, mas também os erros cometidos se avolumam na proporção em que um batalhão de obreiros avança por caminhos já conhecidos e outras regiões inóspitas.

Não precisamos de muito esforço para encontrar desde missionários que foram abandonados por suas igrejas aos que se encantam pelo dinheiro. O mais triste é ver pessoas vocacionadas, bem preparadas até, que se vêem obrigadas a deixar o ministério para sustentar a família ou completar a renda da casa. Talvez seja mais fácil entender através deste diálogo que tive pela internet com um missionário, enquanto eu morava em Portugal. Preservei o nome dele e o lugar onde mora. As falas do missionário estão em preto e as minhas em vermelho:

- Olá, Marcus, como está? Quanto tempo hein...
- Pois é. Como estão as coisas por aí? E a esposa?
- Bem, está vendo o sorriso dela (na foto)? Estamos bem melhor agora. Li seu e-mail, como foi a visita do pastor e os batismos?
- Tudo ótimo. Recebemos a visita da nossa liderança de Bauru e tivemos um tempo muito abençoado. Foram 3 batismos.
- Olha só, que bom!
- Mas valeu muito também pela comunhão.
- Sim, com certeza. Por aqui estamos orando ainda em relação a abrir um trabalho. Mas estamos trabalhando com o pessoal de uma missão, e as coisas têm corrido bem.
- Agora vamos implantar mais alguns grupos nas casas.
- Ótimo, isso é sinal de benção sobre suas vidas. Há muitos meses não falamos com nosso pastor.
- Por que essa dificuldade? Mas mantém contato por e-mail...
- Somente com o líder de missões. Tivemos muitas dificuldades aqui e não fomos socorridos. Isso nos magoou muito. Agora estamos bem, não temos ressentimentos. Porém, tivemos muitas dificuldades, inclusive doenças aqui e nunca recebemos um telefonema.
- Vocês foram enviados pela igreja?
- Sim.
- Sabe, as igrejas locais precisam entender que enviar tem um sentido amplo, que significa não só orar, mas acompanhar, manter contato, orientar, suprir emocionalmente E FINANCEIRAMENTE. É coberta completa.
- Sim, e aqui fui trabalhar na roça para poder comer , pois não tínhamos nada. Então adoeci. Fiquei sem dinheiro para pagar renda, alimentação, remédios.
- Tenho encontrado muitas pessoas na mesma situação que a sua. Com esta experiência sua, é preciso ensinar nossas igrejas e os líderes.
- E liguei para o pastor. Quando disse que havia trabalhado na roça, ele riu. O pastor disse-me para orar mais, pois era falta de fé de minha parte, segundo ele. O líder de missões foi quem se esforçou um pouco depois e nos mandou algo. Mas mesmo assim essa ajuda foi esporádica e incerta. Foi muito difícil.
- E agora, como está?
- Agora, nos mandaram 180 euros mês passado. E disseram que vão mandar mais este mês.  Estou aguardando.
- Como você tem se agüentado aí?
- Pois eu e a minha esposa estamos desempregados no momento. Estive a trabalhar no verão e ela também.
- Vocês estão legais no país?
- Não, nosso visto venceu. Não pudemos renovar.
- E a missão que estão envolvidos, ajuda vocês?
- Foi a benção que Deus preparou para nós aqui. Nos ajudaram e nos ajudam muito.
- Inclusive financeiramente?
- Sim, quando preciso algumas pessoas ajudam. Não a missão em si, mas alguns componentes dela. Olha, quando fomos enviados para cá foi para cuidar de uma igreja que já existia aqui. Mas na verdade era uma tremenda falcatrua. O cara era um picareta, totalmente enrolado. Não havia igreja, devia para todo mundo e fugiu para a Espanha. E nós ficamos aqui, sem conhecer nada nem ninguém. Sem documentação, sem emprego, e sem ajuda.
- Como posso te ajudar?
- Por enquanto bastam suas orações e sua amizade. Isso é muito importante para nós.  Para o futuro não sei ainda, não sei nem que faremos. Mas tenho a certeza de que Deus nos direcionará. Um dia quando tivermos a oportunidade de conversarmos pessoalmente eu lhe conto tudo em detalhes.
- Meu irmão, força aí e mantenha seus olhos em Jesus. Confesso que fiquei com muito desejo de visitá-los para estarmos juntos, mas Deus há de preparar. O que você precisar, conta com a gente.
- Agradeço mais uma vez. Que Deus os abençoe grandemente, como tem feito até agora. Fique bem e mande um abraço para a Cássia.
- Abraço pra sua esposa também. Que a paz de Cristo invada os seus corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário