segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Fé x pessimismo

"Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele” (Marcos 11:22 e 23)

Todo ser humano deseja ter a sensação de estar com a vida sob controle (e não só a sensação). Ninguém gosta de se sentir fraco, derrotado, ou mesmo inseguro e dependente de alguém. Às vezes, encaramos nossas dificuldades como se não houvesse mais solução. 

A verdade é que nos envolvemos demais com os nossos problemas. Pensamos tanto a respeito deles que acabamos familiarizados com cada detalhe. Começamos a dar-lhes muita importância, de forma que começam a parecer maiores do que realmente são. Então, acrescentamos outros ingredientes: ressentimento, auto-piedade, medo de que algo pior nos aconteça, desesperança.

Somos influenciados pelo pessimismo que predomina na nossa sociedade. Estamos propensos a ver as coisas no seu aspecto mais desfavorável. Há uma mentalidade negativa que contagia, que projeta o mal. A manifestação disso está no desengano da vida, nas queixas de tudo, na desconfiança que temos nas pessoas, nos relacionamentos.

Quando Jesus não está no centro das nossas vidas, nos sentimos desencorajados, sem esperança. E Jesus nos ensina como combater essas atitudes pessimistas, fatalistas e derrotistas. A resposta não é o otimismo, que também é uma forma humana de ver as coisas, mas a e a CONFIANÇA EM DEUS.


Fé é realismo do ponto de vista de Deus. A nossa visão, em geral, é distorcida. Só se torna clara quando temos olhos espirituais para vermos o que Deus vê. Depois que Jesus, na cruz, disse “está consumado”, falou em seguida: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!” (Lucas 23:46). Aquela foi uma declaração de fé. Cristo havia feito tudo o que podia; entregara-se de corpo e alma à tarefa que devia realizar. E naquele último momento, confiou-se nas mãos do Pai. A nossa fé não deve ser colocada em coisas, religião, obras, sentimentos, pessoas, méritos pessoas, mas em Cristo, que levou os nossos pecados e é o único que pode nos salvar.
          
"Porque em verdade vos afirmo". Essa expressão serve para enfatizar o fato de que as palavras seguintes seriam difíceis de acreditar, porém seriam verdadeiras. Quem estava falando era Jesus, o mestre dos mestres, o mais sábio de todos. Prestemos atenção.

A fé que move montanhas deve estar baseada em alguém que seja maior que o obstáculo. E aí deixamos de dar atenção a nós mesmos e vislumbrar o poder do Senhor. Deus não está preocupado, Ele sabe que o poder que tem é mais do que suficiente para resolver qualquer problema.

É interessante como a fé nos leva a uma ação. E Jesus nos ensina a termos esta atitude. Aqui, uma declaração, uma palavra. Antes de tentarmos argumentar e querer compreender a fé, é preciso que a coloquemos em prática. Jesus não apresentou as razões pelas quais a fé consegue mover montanhas. Disse simplesmente: “Tende fé em Deus”.

Precisamos reconhecer que o pessimismo desonra a Deus, que é pecado, que temos sido egocêntricos, orgulhosos. Quando há arrependimento (mudança de mente) e confissão, somos perdoados, colocamos de novo nossa vida sob o Senhorio de Cristo e confiamos que Ele governa sobre tudo.

Ao invés de duvidar, levemos diante de Deus nossas aflições, em oração. A nossa confiança em Deus aumenta quando desenvolvemos um relacionamento com o Senhor, procurando a companhia dEle, para conversar a respeito do que se passa conosco, de modo espontâneo, transparente e aberto, sem esconder nada. Sem tentar manipular a situação. 

Quando Deus é o centro de nossa vida, sabemos que o reveses nunca são definitivos. De alguma maneira, tudo irá cooperar para o nosso bem. Sem fé, nossa vida será sempre repleta de lamentáveis fracassos. Sem fé, teremos dificuldades de nos relacionar, deixaremos de desfrutar do consolo e do estímulo de amizades genuínas. Perdemos o alvo, somos pessimistas.

Tenha fé em Deus. Aproveite as oportunidades. Arrisque-se a se entregar aos cuidados divinos, a sonhar, a experimentar situações novas. Nossos temores a respeito do amanhã dão lugar à esperança. O Deus em que cremos é o criador do mundo e a essência de tudo o que há. Ele se importa conosco e ele está ao nosso lado, nos ajudando, e não apenas nos observando de longe. E, com esta fé em Deus, podemos vislumbrar o futuro e perceber que viver com Cristo, sendo templo, habitação do Espírito Santo, é uma experiência maravilhosa e ETERNA!!!

Um comentário: