segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O Big Brother da vida cristã

Estava posicionado para tirar uma foto quando alguém atrás de mim disparou: "Isto está parecendo o Big Brother". A pessoa se referia àquele programa de televisão onde as pessoas ficam confinadas e as várias câmeras mostram o dia-a-dia dos participantes. Mas eu estava numa reunião da comunidade cristã que frequento. E, mesmo assim, não deixei de registrar o momento. Aquele sentimento demonstrava talvez a preocupação da foto cair na rede social ou ser publicada num jornal interno. É um exemplo, no meu entendimento, de como preferimos passar anônimos diante dos fatos e dos acontecimentos.

Os cristãos (pequenos Cristos) são a luz do mundo, como disse Jesus: "Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5:14-16).

Sei que naturalmente as pessoas são intimidadas pela câmera fotográfica ou filmadora. Começamos a gravar as reuniões aos domingos para a TV CMC e quando alguém percebe que está sendo focado a expressão muda na hora. No entanto, se formos pensar bem, estamos sendo observados a todo momento, mesmo quando não há uma câmera apontada para nós.

Por isso é que o autor de Hebreus nos transmite a ideia de que uma multidão assiste à nossa corrida espiritual: "Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus" (Hebreus 12:1 e 2).

Acho que não é nenhum exagero dizer que estamos no Big Brother da vida cristã, pois além da sociedade nos observar, não podemos esconder nada de Deus: "Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons" (Provérbios 15:3). O salmista Davi reconhece: "SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos" (Salmos 139:1-3).

Quando o profeta Zacarias tem a visão de um candelabro de ouro, com sete lâmpadas e sete tubos, o anjo explica: "Aqueles sete olhos são os olhos do SENHOR, que percorrem toda a terra" (Zacarias 4:10). Nem a melhor câmera já fabricada pelo homem enxerga com tanta perfeição e tão longe. Por isso, viver Jesus é um show para toda a humanidade, com o próprio Cristo nos vendo e estando conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário