quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

É mesmo um privilégio!

A 84 km de Fortaleza, capital do Ceará, está a cidade de Baturité, com pouco mais de 30 mil habitantes. A serra ocupa 40% do município, com lindas cachoeiras no percurso da Mata Atlântica. No alto da serra fica o Mosteiro dos Jesuítas, uma construção muito bonita, em pedra tosca, projetado por um arquiteto francês, em 1924. Fiquei olhando aquela exuberância toda do prédio, cercado de coqueiros, com uma vista privilegiada para a cidade. Por um instante passou pela minha cabeça a ideia de que seria mais fácil encontrar Deus ali do que em outro lugar qualquer que eu pudesse enxergar. Mas rapidamente concluí que este era, e é, um pensamento falho.

Fazemos algumas associações que tem a ver com nossas experiências religiosas, mas não sendo bíblicas, também não correspondem à verdade. O livro de Atos registra o discurso de Estevão, pouco antes de sua morte. E ele faz uma advertência ao povo: "Entretanto, não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas; como diz o profeta: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso? Não foi, porventura, a minha mão que fez todas estas coisas?" (Atos 7:48-50).

Logo depois vem o apóstolo Paulo, quando está em Atenas, na Grécia, e manda bala: "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração" (Atos 17:24-28).

Por mais bonito que seja o templo, o salão, a construção, certamente não é a casa de Deus. Pode ser lindo, de mármore, de ouro, de marfim, de pedras preciosas, uma beleza a ser apreciada, mas nada de casa de Deus. Por mais paradoxal que pareça, os que crêem em Cristo passam a ser morada, templo, habitação do Espírito Santo. Portanto, Deus está em nós pelo Espírito: "Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito" (Atos 2:19-22).

Então, que responsabilidade, não é? E que privilégio!




Nenhum comentário:

Postar um comentário