quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

No meu, Ele já está!

Completei 16 anos de casado em dezembro passado, e tenho uma cópia das palavras ditas na cerimônia. Penso que todo casal precisa se lembrar sempre dos votos feitos naquele dia, do compromisso assumido diante de Deus, das autoridades e dos convidados.

Hoje, infelizmente, vivemos em uma sociedade em que há casamentos descartáveis, casamentos que existem somente para satisfazer as necessidades de cada cônjuge, separadamente. Mas o casamento para Deus vai muito além disso. Deus instituiu a união do homem e da mulher para que eles fossem abençoados através deste mútuo relacionamento. Porque Deus sabia que a família sendo abençoada, acabaria abençoando também toda a sociedade humana. 

Separei um trecho da mensagem de Edy Chagas:

"Nós sabemos que o amor humano é muito falho, frágil, por isso nós precisamos de Deus, do amor que vem de Deus, o amor ágape, aquele que está descrito em I Coríntios 13, que é o texto talvez mais bonito que eu conheço, que fala sobre o amor.  E que a Cássia me contou que tanto gosta.
O apóstolo Paulo, escrevendo aos Coríntios, diz: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transpor montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará” (1 Coríntios 13:1-3).
E eu gostaria de refletir um pouco mais sobre este texto, incluindo nele fatos cotidianos. Ainda que eu trabalhe todos os dias, desde bem cedo até o anoitecer, e traga todos os bens que eu possa comprar para a casa, e encha minha casa destas coisas importadas que nós temos agora nas lojas, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
Ainda que eu tenha a casa repleta de amigos, de música, que faça festas intermináveis, no Natal encha a minha casa de luzes, de enfeites, de comida, de presentes, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
Ainda que eu coloque alvos bem específicos e trace planos bem definidos, com toda minha inteligência, minha capacidade, e me esforce ao máximo para cumprir os meus planos, se não tiver amor, eu nada conseguirei.
E voltando ao texto, o amor verdadeiro, só Deus pode nos dar. Por isso Deus tem que estar em todos os momentos no casamento. O amor de Deus é assim, ele continua descrevendo aqui em 1 Coríntios 13:4-8 (os grifos são explicações de Edy): “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece (não se vangloria, não se torna soberbo, orgulhoso), não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses (não quer ser feliz sozinho, quer fazer o outro feliz, não quer ser entendido, quer entender, não quer ser servido, mas servir, não quer receber, mas dar) , não se exaspera, não se ressente do mal (não fica magoado, dias e dias emburrado, sem falar um com o outro, mas perdoa e esquece, quantas vezes foram necessárias); não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba”.
Este é o amor que vem de Deus. E só em Deus podemos tê-lo. Por nós mesmos não podemos. É por isso que, quem sabe, muitos casamentos não continuam por muito tempo. Porque não têm este tipo de amor, não têm Deus, não se lembram de Deus. Sem Deus na nossa vida e no nosso lar, este amor é impossível de obter".

Que tal colocar Deus no seu casamento? No meu, Ele já está!

Um comentário:

  1. Um dos dias mais lindos da minha vida. Que essas palavras que foram tão especiais pra nós possam ser também pra outros.

    Cassia (a esposa...)

    ResponderExcluir