terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Jesus, o Fulano e eu

Cheguei animado a uma cidade perto de Bauru, para uma reunião, e a primeira pessoa que eu encontrei perguntou: "E o Fulano, não veio? Ele não tinha dito que viria hoje?". Tentei explicar que Fulano não pôde comparecer e que eu estava representando-o, mas foi em vão. Precisei aguentar aquela expressão fechada durante todo o encontro, como se eu tivesse feito algo errado. Justo eu que só queria ajudar a outra pessoa que teve um contratempo.

Não são poucas as vezes que somos incompreendidos e até rejeitados. O problema é a maneira como lidamos com isso. Um extremo é considerar-se superior ("Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira" - Salmos 40:4), o outro é pensar que sou um coitadinho, que não tenho espaço, que tudo acabou para mim. É preciso que haja equilíbrio ("Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um" - Romanos 12:3).

Olhando para Jesus vemos que Ele fez o que precisava ser feito e não foi detido pelos comentários negativos (e nem positivos). Imagine ser rejeitado pelo seu próprio povo, Israel, ou mesmo por aqueles que foram beneficados por seus milagres. Jesus sabia que isto aconteceria e até preparou os seus discípulos: "Então, começou ele (Jesus) a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse" (Marcos 8:31).

Quando escutei "e o Fulano não veio?" parece que ganhei uma força extra, um ânimo novo, e me lembrei que, na verdade, a minha presença naquela casa não era tão importante, mas que Jesus precisava ser reconhecido lá. E como eu O tenho em minha vida e sou um embaixador dEle, as pessoas precisavam ouvir o que o "rejeitado" tinha a dizer. Termino com o apóstolo Paulo, que é mestre neste assunto: "...pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo" (Efésios 6:20).

Um comentário:

  1. Marcus vc é mesmo um menino abençoado,amo muito vc beijos
    tia Pierina

    ResponderExcluir