sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

É longe, mas nada de reclamar

Quando Jesus se preparava para entrar em Jerusalém enviou discípulos para buscar um jumentinho, sobre o qual montaria. Ao encontrarem o animal, desprenderam-no. Mas a reação de quem viu a cena foi imediata: "Alguns dos que ali estavam reclamaram: Que fazeis, soltando o jumentinho?" (Marcos 11:5). A reclamação nos desqualifica para a caminhada cristã.

Quem já passou por muitas guerras e necessidades tem muito a nos ensinar neste assunto. É um dos motivos pelos quais admiro o povo polonês. Uma das situações que presenciei lá foi a de um casal que hospedava minha família em sua casa. O homem convidou-me para ir buscar o carro na garagem. Imaginei que o carro estava estacionando bem perto, mas começamos a andar e não parávamos mais. Cem, duzentos, mais de trezentos metros. Observei umas casinhas de lata bem adiante, pensei que era um outro bairro, e ele explicou que dentro de uma delas estava o seu veículo.

Meu hospedeiro chegou tranquilo na rua sem asfalto, tirou o cadeado e já estava pronto para fazer a viagem de volta. Fiquei pensando na minha comodidade, com portão eletrônico, garagem para dois carros... Andar aquilo tudo com neve é uma loucura. E em nenhum momento eu o ouvi reclamar. Pelo contrário, contou que aquelas casinhas de lata eram úteis inclusive para guardar coisas e que foram um benfeitoria para os moradores de prédios mais antigos.

Hoje, o casal mudou-se para outra cidade. Estive com a esposa dias atrás, no Brasil, juntamente com meus familiares, mas esqueci de perguntar se a nova residência tem garagem. Mas também, não faria diferença, porque sei que eles não reclamariam!




Nenhum comentário:

Postar um comentário