domingo, 22 de janeiro de 2012

Estratégia contra a solidão

Estamos cercados por gente solitária. Até homens e mulheres piedosos às vezes sofrem desse mal. Elias destaca-se no Antigo Testamento como o mais dramático e poderoso profeta de Deus. Ele deteve a chuva, desafiou um rei face a face, fez descer fogo do céu, ordenou a execução de centenas de falsos profetas, predisse com exatidão o dia em que terminaria uma seca de três anos e meio. Lemos em Tiago 5:17: “Elias era homem semelhante a nós”. Também ele passou por tempos de solidão e desespero.

Por haver dado quatro passos errados, Elias encontrou-se sob uma árvore em completo desânimo (1 Reis 18:46 a 19:4). Primeiro, esgotou-se fisicamente. Segundo, transtornou-se emocionalmente. Terceiro, deixou de recorrer a Deus espiritualmente. Quarto, isolou-se socialmente. No fim, sucumbiu sob uma árvore num lugar deserto e clamou: “Basta, Senhor! Tira-me a vida. Sinto-me exatamente como morimbundo”. Muitas vezes nos sentimos assim, sem ninguém por perto para incentivar, desanimados. 

Deus satisfez a cada uma das necessidades de Elias em suas horas de crise. Fisicamente, deu-lhe alimento e sono. Emocionalmente, fez Sua presença conhecida a Elias e o estimulou. Espiritualmente, exortou-o a uma vez mais segui-lo. Socialmente, Deus disse a Elias que havia um grande número de homens e mulheres com os quais ele podia confraternizar e dos quais receber mais estímulo.

Deus quer satisfazer as nossas necessidades. Não podemos viver sozinhos e por nossa própria conta a vida cristã vitoriosa, é impossível. Experimentamos a vitória pelo poder de Cristo que habita em nós (Gálatas 2:20). Sua presença e poder se evidenciam de modo especial quando duas ou três pessoas se reúnem (Mateus 18:20).

A última coisa que Cristo nos disse antes de subir ao céu foi que Ele estaria sempre conosco (Mateus 28:20). Ele deseja ser nosso melhor amigo. Temos de nos manter ativamente em comunhão com o povo de Deus (Hebreus 10:25), e pararmos de tentar enfrentar sozinhos as batalhas diárias. A vitória na vida cristã é sempre um trabalho em equipe.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário