domingo, 15 de janeiro de 2012

Uma missão bem cumprida

Entre tantos personagens bíblicos inspiradores, gosto muito de João Batista, que foi levantado como mensageiro de Jesus, para preparar o caminho do Senhor, e pregava o batismo de arrependimento para remissão de pecados. Pregava a vinda de Cristo.

Quando começo a olhar para a vida de João Batista, encontro um homem que amava os perdidos, sabia o que era o principal, o que queria. Tinha uma causa a defender. E morreu por esta causa, decapitado. Ele foi considerado por Jesus como o maior membro da sucessão profética. “Entre os nascidos de mulher, ninguém é maior que João, mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele” (Lucas 7:26-28;16:16).

João foi um instrumento poderosamente usado por Deus em virtude dele mesmo saber quem era e reconhecer os seus limites e sua dependência do Senhor. A Bíblia diz que ele não operou nenhum sinal (João 10:41), mas que cumpriu cabalmente o seu ministério, completou a sua carreira (Atos 13:25).

Ele entendeu muito bem a ordem correta das coisas. Soube se colocar no lugar certo, compreendendo que Cristo é o Noivo e ele o amigo (João 3:29). Tinha uma vida tão comprometida com Deus e com seu reino que foi confundido com Cristo muitas vezes, como também Cristo foi confundido com João(Mateus 14:2; 16:14; João 1:19-28).

João Batista não era o profeta, mas apenas um profeta. Ele não tinha dúvida quanto a isso. A exclusividade pertencia a Jesus, o Messias. João estava com dois de seus discípulos e ao ver Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus”. Os discípulos ouviram isto e seguiram a Jesus.

Todas as coisas no universo devem estar voltadas para Cristo. Ele deve ser exaltado por tudo e por todos. Ele é o centro. Quando Jesus chega na nossa vida, ele passa a ser o nosso dono. O Espírito Santo assume o controle e passa a derramar o amor de Deus no nosso coração. E um dos efeitos desse amor é a preocupação com as pessoas.

O apóstolo João trata insistentemente do amor em sua primeira epístola. Ele chega ao ponto de afirmar que o amor pelo próximo é uma das provas genuínas da conversão. E isto é muito sério. “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte” (1 João 3:14). Indo mais longe, João afirma que é impossível amar a Deus sem amar as pessoas e se entregar por elas. “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e que devemos dar a nossa vida pelos irmãos”. (1 João 3:16).

Ao ler estas passagens, somos levados a refletir se temos buscado os nossos próprios interesses ou não e se somos autênticos filhos de Deus, com vidas realmente transformadas por Ele. Quando pensamos em nós, percebemos que estamos devendo amor. E o que o inimigo de Deus quer é que nos sintamos vencidos quando falamos em evangelismo. O diabo quer minar a nossa fé e quer colocar em dúvida autoridade do próprio Deus.

Mas, para aqueles que desejam, o Espírito Santo derrama mais e mais amor, pela sua imensa misericórdia. É maravilhoso saber que há um Deus cheio de amor para dar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário