sexta-feira, 23 de março de 2012

Com as mãos e além delas

Tinha duas coisas que meu saudoso avô Alziro (ou Alcides, alguns o chamavam assim) gostava de fazer, quando não estava no departamento de águas da prefeitura de Avaré, cidade onde nasci: cortar cabelos e confeccionar artefatos de couro, como selas, arreios, chicotes, cordas, etc. Era um homem habilidoso com as mãos, com talento reconhecido na região.

Lembro-me de sempre ver pedaços de couro esticados no quintal dele, para a secagem. Depois, cortava e manuseava conforme o produto. Fazendeiros e sitiantes de várias cidades vinham comprar a pequena produção, que ajudava a sustentar a família.

Certo dia, com 6 anos de idade, fugi de casa, com meu primo, e nos escondemos no quartinho do meu avô, cheio de ferramentas que ele usava para trabalhar. Tinha de tudo, uma grande variedade. Passamos uma tarde lá, com quase a cidade inteira nos procurando, inclusive a polícia. Quando nos encontraram, ainda levei uma surra para aprender.

Depois de aposentado, meu pai também começou a apresentar seus dotes manuais. Primeiro com bonsais, muito bem cuidados; depois com suas mini fontes de águas, todas decoradas, e agora transformando latas vazias de refrigerantes e cervejas em canecas, onde ele põe até adesivos de times de futebol.

Sendo assim, estou na expectativa daquilo que vou desenvolver manualmente, uma vez que ainda não despertei para nenhuma habilidade, a não ser cuidar de plantas, que as pessoas pensam que é minha esposa quem faz. Ah, e pescar, que não pratico faz tempo. Mas já herdei deles (avô e pai) lições que têm formado o meu caráter, algo que começa pelo talento com as mãos e vai muito além delas...

2 comentários:

  1. Pode ser que ainda não tenha aparecido nenhuma habilidade manual, mas com certeza Deus te fez um grande pescador .....de almas, tenha um bom dia !!!

    ResponderExcluir
  2. Marcus, vc como sempre me surpreendendo.Me fez voltar no tempo e reviver algo maravilhoso q era a convivência com meu pai. Vc Marcus pode talvez não ter habilididade manuais ou talvez não apareceram ainda, mas vc sendo nosso gde orgulho, seria o gde orgulho do seu avô se ele estivesse aqui.(pois vc spre foi a paixão dele)
    Bjos menino querido da tia Pê

    ResponderExcluir