terça-feira, 6 de março de 2012

Você já viu Jesus?

Ao ler as páginas amarelas da revista Veja deparei-me com um fato estarrecedor. O entrevistado fora missionário cristão na Amazônia por vários anos, junto com sua família, mas agora declarava-se ateu. O homem explicou que aos 17 anos conheceu sua esposa e passou a frequentar os cultos. Depois, segundo ele, se converteu, fez cursos de preparação para trabalhar entre os índios, e veio para o Brasil. O momento decisivo para ele foi a pergunta de um índio: "Você já viu Jesus?".

Nos tempos de Jesus, muitos queriam vê-lo, como Zaqueu, por exemplo, que subiu numa grande árvore e acabou sendo descoberto. Logo no início do ministério de Cristo, o alvoroço era enorme, despertando o interesse também dos povos não judeus: "Ora, entre os que subiram para adorar durante a festa, havia alguns gregos; estes, pois, se dirigiram a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e lhe rogaram: Senhor, queremos ver Jesus. Filipe foi dizê-lo a André, e André e Filipe o comunicaram a Jesus. Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem" (João 12:20-23).

O próprio Filipe pediu a Jesus que lhe mostrasse o Pai, e isso bastaria para ele. E a resposta foi: "Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" (Joaõ 14:8 e 9). Por isso o autor de Hebreus explica que "a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem" (Hebreus 11:1).

Como é que podemos ver a Jesus hoje? Pelos olhos da fé. Cremos na Sua obra, nos abrimos à Sua ação e temos oportunidade então de contemplar a beleza do Filho. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8 e 9). O apóstolo João reforça esta questão em sua primeira epístola: "Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna" (1 João 5:20).

Portanto, temos que seguir firmes naquilo que cremos, senão seremos desqualificados e ficaremos de fora da grande festa que Deus tem preparada para os seus filhos: "Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma" (Hebreus 10:35-39).

Nenhum comentário:

Postar um comentário