quinta-feira, 1 de março de 2012

Sorvete pasteurizado!

Fui visitar um amigo num hospital e na entrada havia um homem que gritava asssim: "Sorvete pasteurizado. Olha o geladinho, pasteurizado". Naquele calor, fui logo experimentar, atraído pelo que ele tinha falado. Entre tantos vendedores ali, só aquele tinha o pasteurizado. Era o diferencial dele, algo que os marqueteiros exploram e os empreendedores incentivam. Achar algo que atraia o público consumidor. Fui fisgado. Só depois comecei a pensar o que era a tal da pasteurização. Fiquei constrangido de perguntar ao sorveteiro e simplesmente pedi um de maracujá com leite.

Daí fui pesquisar e lembrei-me que a pasteurização é empregada para garantir ao consumidor um leite seguro, isento de microorganismos que podem causar doenças no homem. Consiste no tratamento térmico do leite a uma certa temperatura (71 a 75ºC), inferior ao ponto de ebulição, durante um determinado tempo e, depois, o resfriamento imediato. Técnica inventada pelo cientista francês Louis Pasteur.

Fiquei pensando se o fabricante de sorvete fazia todo esse processo ou se ele já comprava o leite pasteurizado, o que é mais provável. Enquanto isso, pedi mais um sorvete de maracujá, que estava mesmo bom. Ao sair da visita, procurei de novo o carrinho, para a despedida, mas o homem não estava mais lá.

Esta história, verídica, talvez sirva para refletirmos no que nos diferencia como cristãos. O tratamento de Deus na nossa vida tem nos aperfeiçoado? Temos espalhado aos quatro cantos o nosso novo sabor? Não se esqueça que o sorvete é pasteurizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário