quinta-feira, 15 de março de 2012

De olho nos pequeninos

Eram duas famílias. A primeira com cinco irmãos: um morreu atropelado, outro está preso, um terceiro segue internado para tentar livrar-se das drogas, e não sei por onde andam os outros dois. A segunda família tinha diversas crianças, que nem lembro quantas, mas uma delas me deu uma grande alegria, inesquecível, que conto mais adiante.

Todos eram menores de idade e cuidavam de carros durante a noite numa avenida importante da minha cidade, em busca de alguns trocados. Descobri a molecada quando fazia uma pesquisa para a universidade onde estudei. Passamos a acolher os meninos nos finais de semana, no salão da comunidade cristã que frequento até hoje, dando-lhes refeições e hospedagem.

Esta iniciativa social foi o embrião da Casa da Esperança, que atualmente atende famílias e crianças no núcleo Fortunato Rocha Lima, periferia de Bauru (conheça o coral da entidade, a banda e o balé). Uma experiência que me ensinou a importância de servir, motivado por amar estes pequeninos.

Penso que não seja possível apurar os resultados do projeto, pelo alcance que teve na época, atingindo diversas famílias. No entanto, fiquei muito feliz ao receber um telefonema de um destes meninos, agora crescido, que me convidava para ser um dos padrinhos do casamento dele. Obviamente aceitei o convite, um dos mais gostosos que já recebi.

Pois é, Jesus nos mostrou o que fazer com os necessitados, especialmente os pequeninos, e não podemos nos omitir: "Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" (Mateus 25:35-40).

Nenhum comentário:

Postar um comentário