segunda-feira, 19 de março de 2012

"Quanto tempo me resta, doutor?"

Estava passando em frente à um grande hospital de Bauru quando me entregaram um folheto de bolso. Não costumo muito olhar o conteúdo quando recebo algo na rua, especialmente nos sinaleiros. Coloco logo de lado para jogar no lixo. Mas o título me atraiu e comecei a ler enquanto caminhava. Era a resposta de um médico cristão a um paciente que lhe perguntara: "Quanto tempo me resta, doutor?". O autor é desconhecido, mas decidi transcrever o texto, pois vale a reflexão:

"Há poucas perguntas mais angustiantes do que esta: Quanto tempo me resta, doutor? Essa pergunta reflete a nossa vontade de viver, a nossa luta contra a morte inevitável. Sentimos que a nossa vida ainda não se completou - tarefas inacabadas, cargas que ainda não foram aliviadas, ressentimentos que persistem e culpa não perdoada.

Nós, da medicina, podemos, muitas vezes, responder a uma pergunta baseados na estatística, mas não podemos dar uma resposta perfeita. Sabemos pouco acerca da capacidade de vida do homem, das diferenças individuais, da eficácia de uma terapia e de milagres e, por isso, é impossível dizer quanto tempo de vida resta a alguém.

Mas há perguntas mais profundas. Por exemplo, quando se pergunta: "Quanto tempo me resta?", podemos questionar: "Resta para fazer o que? Para desperdiçar?" Não, já perdemos muito tempo, não precisamos de mais tempo para desperdiçar. "Tempo para desfazer o passado?" Não, não há mais tempo para isso. "Tempo para lutar contra o inevitável?" Não, não temos tempo suficiente para isso, também.

Mas o tempo restante é mais do que suficiente, para o que homem que já descobriu que não está preso ao tempo, que descobriu já ter começado a sua peregrinação eterna. Para ele, o tempo que ainda lhe resta - seja pouco ou muito - é um tempo de alegria, cheio de sentido e de aventura. É o início do futuro!

Jesus Cristo declarou que quem se chegasse a ele descobriria essa nova vida, desfrutaria da alegria e experimentaria a paz interior. Para os outros, a vida simplesmente se perde na tentativa de salvá-la - é a luta por um a mais - daí, o fim!

Quanto tempo lhe esta? Pouco tempo para ser preenchido pelo vazio e pelo isolamento de minutos e segundos que passam. Tempo demais para que você se desespere, pois hoje é o primeiro dia do resto da sua vida.

A questão não é "quanto tempo me resta de vida" mas "quanta vida ainda me resta neste tempo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário